Quando lemos o livro de Atos dos Apóstolos, sem dúvidas alguma percebe-se que o pano de fundo era o avanço da obra missionário e a expansão da igreja pelo mundo.
Percebe-se neste cenário algumas lições especiais que devem nortear o nosso trabalho missionário, bem como a expansão da igreja em nossos dias.
- O COMPROMISSO MISSIONÁRIO DOS APÓSTOLOS.
Conforme lemos Atos 1.8, o compromisso primordial dos apóstolos estava em apresentar Jesus Cristo como o filho enviado de Deus: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1.8.
Como missionários e testemunhas fiéis, os apóstolos deveriam compartilhar da vida, ministério e obra de Jesus ao mundo, como lemos em 1Coríntios 4.1–2: “Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus. O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis”.
Mas não somente isso, como testemunhas eles deveriam compartilhar suas próprias experiencias e assim o fizeram, como lemos em 1João 1.2–3: “A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.”
Assim sendo, como missionários, pastores e cristãos, devemos estar comprometidos a sermos fiéis testemunhas de nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo.
- O CONTEÚDO E O MÉTODO DA MISSÃO.
Percebe-se que Lucas dá uma grande ênfase à Palavra de Deus. Vejamos:
- O enchimento do Espírito Santo concedeu coragem e poder para que aqueles missionários anunciassem a Palavra de Deus. Atos 4.31: “Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.”
- Consequentemente a Palavra de Deus se espalhava pelo mundo a fora e resultava em pessoal salvas por sua fé em Jesus Cristo. Atos 6.7: “Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé”.
- O testemunho do cristão deve ser fundamentado nas Escrituras para ser recebido como fiel Palavra de Deus.
- Atos 8.14: “Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
- Atos 11.1: “Os apóstolos e os irmãos de toda a Judéia ouviram falar que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus”.
- Embora resulte em crescimento numérico da igreja, o que deve crescer é o crescimento da Palavra de Deus. Atos 12.24: “Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se.”
- Foi a Palavra de Deus que procônsul queria ouvir, quando mandou chamar a Paulo e Barnabé ( 13.7). Foi a Palavra de Deus que foi pregada ao carcereiro de Filipos e sua família e nela eles creram (At. 16.32).
- Para ensinar a Palavra de Deus foi que Paulo se estabeleceu por longos períodos em determinados lugares como Éfeso e Corinto ( 18.11).
Como pastor e missionários que tem como ofício serem ministros do evangelho de Jesus Cristo aonde formos enviados, devemos ter a clareza do conteúdo da nossa missão: pregar a Palavra de Deus, Não a de ser um pregador famoso ou anunciar uma ideologia político-social, mas proclamar fielmente a Palavra de Deus. Foi essa uma das últimas recomendações de Paulo a Timóteo, 2Timóteo 4.2: “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.”
Assim sendo, devemos a Deus fidelidade no estudo, compromisso com a correta interpretação das Escrituras para que sejamos aptos em manejá-la, pregá-la e ensiná-la em nossos púlpitos e em nossas cidades.
Que como Batistas sejamos conhecidos por esse zelo. Como batistas que somos, precisamos ser reconhecidos como Paulo, onde quer que estejamos: “Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.” 2Coríntios 2.17
Pr. Wemerson Antonio
Presidente da CBMT